Nos últimos anos observamos o crescimento do uso do inbound marketing nas estratégias de marketing digital.
Ao invés de interromper os consumidores, com mensagens publicitárias que instigam a compra, esse tipo de marketing parte do princípio de geração de valor.
O inbound utiliza o poder do conteúdo, capaz de ser utilizado para atrair, engajar, realizar a captação de leads e vender.
Esse conteúdo pode ser trabalhado em diferentes formas e formatos sendo que o blog ocupa um papel central nesse contexto.
Se sua empresa ainda não utiliza o blog marketing, é preciso mudar isso agora!
Confira abaixo como o blog de conteúdo é capaz de potencializar sua marca e permitir que seu negócio atinja os melhores resultados!
O que o blog marketing pode fazer por sua marca?
Antes de listar como o blog pode contribuir para a sua estratégia de marketing digital gerar resultados, é preciso ressaltar alguns pontos.
O primeiro deles é que é preciso construir uma estratégia para o blog.
Isso significa que não basta saber como criar um blog, colocá-lo em seu site e sair escrevendo o que acredita ser interessante.
Não estamos falando de uma página pessoal, mas sim, de sua empresa. Por isso, tudo precisa ser pensado e planejado.
O inbound marketing não irá trazer os resultados que você espera sem esse cuidado.
As personas (linkar artigo personas) e o funil de vendas (linkar artigo funil de vendas) são ferramentas que irão te dar o suporte para criar uma boa estratégia blog.
Com elas, poderá desenvolver conteúdos relevantes e adequados para cada etapa da jornada de compras de seus potenciais clientes.
Dito isso, vamos agora conhecer o que blog marketing é capaz de fazer pela sua marca e pelo seu marketing digital.
Gera autoridade:
Certamente você é um especialista em seu ramo de atuação. Mas, como o público em geral vai saber disso?
A autoridade só é gerada a partir do momento em que se comunica.
Se seu blog tiver um conteúdo de qualidade, com informações corretas, mostrando que entende do assunto, seu público passará a te identificar como especialista.
E isso é ótimo para sua marca, que ganha credibilidade.
Ajuda a ser encontrado no google:
A internet é um ecossistema em constante expansão. A cada segundo novos sites entram no ar.
No meio desse oceano de informações e possibilidades as ferramentas de buscas, como o Google, se tornam essenciais.
São elas que permitem encontrarmos páginas ligadas aos assuntos que buscamos, relacionando os termos que pesquisamos com o conteúdo destas.
Quando se tem um blog marketing é possível trabalhar com palavras-chave relacionadas ao ramo de atuação para que seu site seja encontrado mais facilmente.
Engaja seus potenciais clientes:
Os blogs foram uma das primeiras mídias sociais. Isso porque seu conteúdo é interativo, permitindo a realização de comentários.
Isso torna o público parte do processo. Ele deixa de ser apenas a parte receptora das informações e passa a construí-las também.
Quando ocorre o engajamento o relacionamento entre uma marca e seus consumidores é aprimorado, criando um vínculo entre as partes.
Educa a sua audiência:
Com toda certeza você já realizou compras com grandes dúvidas sobre a solução adquirida. Nesses casos as chances de frustração são grandes.
Através do blog de conteúdo é possível educar a audiência sobre sua marca, produtos e mercado. Permitindo a realização de compras mais seguras e assertivas.
E isso é ótimo! Seu negócio passa a ser visto como capaz de trazer soluções e não apenas como mais um vendedor de produtos e serviços.
Facilita o processo de venda:
Através de uma boa estratégia de blog é possível realizar a captação de leads, mas não é apenas por isso que ele facilita a venda.
A mídia social é capaz de atrair um público que não se encontra no momento ideal de compra.
Se esse público tiver em sua marca um conteúdo relevante e de qualidade, se manterá próximo a ela. É ação de relacionamento mesmo antes de se tornar cliente!
Com o passar do tempo se estabelece confiança, e seu negócio com certeza será a opção desse público quando ele decidir que é o momento da compra.
O blog marketing e o marketing digital
Além dos excelentes resultados que o uso dessa poderosa canal de inbound marketing pode oferecer a sua marca, existem outros que devem ser considerados.
Um deles é que o blog traz resultados para o seu marketing digital de forma contínua.
Enquanto ele estiver no ar, seus artigos continuarão a ser encontrados e atraindo clientes, mesmo com o passar dos dias, meses e anos.
Assim como outras estratégias de inbound, o uso de blog de conteúdos também possui um custo menor em comparação aos anúncios pagos.
Ele não necessita de investimento constante.
Outro ponto muito importante é que um blog gera aprendizado para você e sua empresa.
Para publicar posts de qualidade e relevantes, será preciso se educar e se manter sempre atualizado sobre suas soluções e mercado.
E mais: acompanhando as métricas de seu blog marketing será possível entender com mais profundidade seu público, permitindo aprimorar a assertividade de suas ações.
Se a sua empresa ainda não utiliza o blog de conteúdo é hora de mudar!
Para saber mais sobre o marketing digital e as melhores estratégias para alavancar os resultados de seu negócio, continue acompanhando nosso blog e redes sociais!
Até a próxima!